Cudell

Cudell Institucional
conheça-nos melhorir para o site  »

Outdoor Solutions

soluções Cudell
para o exteriorir para o site  »

Projetos

APDL Nova Ponte Móvel de Leixões



Categoria: Hidromecânica
Cliente: Martifer
Descrição:
Accionamento hidráulico, comando e supervisão dos tramos basculantes da Nova Ponte Móvel no Porto de Leixões, considerada a quarta maior ponte basculante do mundo.
 
A Gustavo Cudell, em consórcio com a Hunger Hydraulik, foi responsável pela simulação e análise da interacção do sistema hidráulico de accionamento com o modelo mecânico dos tramos basculantes, dos cilindros de accionamento e dos blocos de controlo e segurança do movimento, pelo fornecimento das unidades hidráulicas, pelas tubagens rígidas e flexíveis e pelos quadros eléctricos e autómatos de comando e respectivo software de controlo do movimento e supervisão do tráfego na ponte. Foi também responsável pela montagem local, comissionamento de todo o sistema e formação dos operadores da ponte.
 
Características técnicas principais
  • Dados dos tramos basculantes
    • Comprimentos dos tabuleiros: 112 m
    • Largura dos tabuleiros: 10,4 m
    • Massa de cada tramo: 510 Ton
    • Tempo de basculamento: 120 s
 
Sistema hidráulico
  • 2 Unidades hidráulicas, com 5500L de capacidade cada, potência 360kW, caudal 1200 l/m, pressão máxima 300 bar, totalmente construídas em aço inoxidável. 
  • Cada unidade tem cerca de 6 metros de comprimento e 2,6 de largura e 2 m de altura, pesando cerca de 15 600 kg cada. 
  • 4 Cilindros hidráulicos Ø440/Ø260/5900, capacidade de 300 Ton cada, com blocos de segurança dotados de válvulas de controlo de movimento. 
  • 2 Redes de tubagens Óleo-hidráulicas em aço inoxidável 1.4571, com ligações por soldadura TIG, e ligações flexíveis de alta pressão. 
  • Sistema de controlo de accionamento de abertura e fecho, composto por 2 Quadros de Comando em cada Margem, e 2 Mesas de Comando com Sistema de comunicação redundante entre as duas margens da doca por fibra óptica e via rádio.
 
Vantagens para o Cliente
A divisão E+S da Gustavo Cudell forneceu um sistema chave na mão com a mais recente tecnologia comprovada em Óleo-hidráulica e automação, realizada desde o projecto e cálculo, passando pelo fabrico e teste dos equipamentos até à formação e acompanhamento das operações pelos operadores da ponte, dentro dos prazos requeridos e com a garantia de funcionamento exigida pelo Cliente Final (APDL).
 
A integração dos dois sistemas de comando e interface gráfica, nomeadamente do sistema de accionamento e órgãos periféricos tais como cancelas, semáforos, painéis, avisadores sonoros e iluminação num só autómato, constituiu também uma vantagem técnica para o cliente. 
 
A principal vantagem final para o cliente – APDL – reside no facto de a empresa responsável pelo fornecimento ter a sua sede e recursos técnicos apenas a 3 quilómetros do Porto de Leixões e que assegura com fiabilidade no futuro a manutenção do equipamento nesta especialidade.

Redes Sociais

faça parte da nossa comunidade
F t y g

Subscreva a newsletter

veja os envios anteriores  »