Localização:
Rio Mondego
Categoria:
Hidromecânica
Descrição:
Sistema de Comando e Medida Posição das Comportas
Alguns dados sobre a barragem (Fonte: Publicações CPPE)
- Ano construção: 1982
- Localização: Rio Mondego
- Potência instalada: 20 MW
- Número de grupos: 2
- Altura do muro: 34 m
- Área bacia hidrográfica: 3 339 Km2
- Queda bruta máxima: 18,2 m
- Produção anual: 44,8 GWh
Pretende-se com este sistema realizar a medida e indicação de posição das duas Comportas do Descarregador de Cheias da Central da Raiva, através de um Sistema de Acoplamento Mecânico entre cada comporta e os dois Codificadores de Posição Angular, que geram um sinal de saída digital em código Gray correspondente ao deslocamento de cada lado dessa comporta.
O Sistema de Acoplamento Mecânico tem como função transformar o movimento de translação da comporta num movimento de rotação do codificador. O movimento é transmitido através de um cabo de aço por um sistema de guiamento e desmultiplicação, para um ponto interior das Casas das Comportas, onde é garantida uma localização segura dos Codificadores de Posição.
A posição das comportas, o estado e alarmes do sistema, podem ser verificados através dos indicadores e sinalizadores luminosos existentes nos Quadros de Comando Local das Comportas, Armários da RTU Barragem ou no Painel de Hidráulica. Estes sinais são igualmente encaminhados para o Interface Gerais e Registador Cronológico da Central.
Vantagens para o cliente
A instalação de um sistema fiável de medida de posição das comportas permite a manobra das comportas em TELECOMANDO a partir de um CENTRO.
Redução dos custos de operação e manutenção.