Localização:
Rio Tejo
Categoria:
Hidromecânica
Descrição:
Sistema de Comando e Medida Posição das Comportas
Alguns dados sobre a barragem (Fonte: Publicações CPPE)
- Ano construção: 1974
- Localização: Rio Tejo
- Potência instalada: 130 MW
- Número de grupos: 3
- Altura do muro: 48 m
- Área bacia hidrográfica: 59 562 Km2
- Queda bruta máxima: 29 m
- Produção anual: 347,5 GWh
Este sistema realiza a Medida de Posição das Seis Comportas do Descarregador de Cheias da Central de Fratel, através de um Sistema de Acoplamento Mecânico entre cada comporta e os dois Codificadores de Posição Angular, que geram um sinal de saída digital em código Gray correspondente ao deslocamento de cada lado dessa comporta.
O Sistema de Medida de Posição das Comportas da Central do Fratel, realiza uma vigilância constante ao estado das comportas. Assim, sempre que existir a movimentação de pelo menos uma comporta, o sistema inicia o registo gráfico das posições, e vigia as manobras gerando um sinal de ordem de paragem sempre que se verificar um defeito no próprio sistema ou se a diferença de posição dos dois lados da comporta (enjambramento) for igual ou superior ao nível de referência seleccionado.
A posição das comportas, o estado e alarmes do sistema, podem ser verificados através dos indicadores e sinalizadores luminosos existentes no Armário de Registo ou no Painel de Hidráulica. Estes sinais são igualmente encaminhados para o Regulador de Nível e Interface Gerais.
Vantagens para o cliente
A instalação de um sistema fiável de medida de posição das comportas permite a manobra das comportas em TELECOMANDO a partir de um CENTRO.
Redução dos custos de operação e manutenção.