Cudell

Cudell Institucional
conheça-nos melhorir para o site  »

Outdoor Solutions

soluções Cudell
para o exteriorir para o site  »

Projetos

CERN (Genebra-Suiça)



Categoria: Máquinas Ferramenta
Ano: 2010
Cliente: CERN (European Organization for Nuclear Research)
Descrição:

Projecto Sistema de accionamento e comando para prensa radial

O CERN (Organization Europeene pour la Recherche Nucleaire) em Genebra, Suiça, desenvolveu uma prensa radial para a montagem de magnetos supercondutores a utilizar no seu acelerador de partículas (LHC - large Hadron Collider), tendo necessidade de adquirir o respectivo sistema de accionamento e comando.

A Gustavo Cudell (GC) foi a empresa seleccionada pelo CERN no âmbito de um concurso internacional, para o projecto, fabrico, instalação e comissionamento do referido sistema, que incluiu uma auditoria à GC pelos técnicos do CERN.

Este sistema fornecido pela GC é constituído por um grupo hidráulico de alta pressão (700 bar), quatro cilindros hidráulicos de 250 kN, de duplo efeito e alta pressão, com transdutores lineares de posição integrados, para monitorização da sua posição e sincronização, quatro cilindros auxiliares, para além do respectivo sistema de comando.

Osistema de comando integra, entre outros, um quadro eléctrico com um PLC e uma consola móvel com ecrã táctil, para controlo e parametrização das principais funções da máquina, bem como para visualização e registo de dados de operação, tendo a GC sido responsável pelo desenvolvimento do software de controlo e interface gráfica.

O equipamento foi ensaiado nas instalações da GC na presença do engenheiro de projecto do CERN, o qual validou a montagem e o comissionamento efectuado pela GC no CERN (Genebra, Suiça), tendo sido fornecida uma "Declaração CE de Quasi Máquina", de acordo com o anexo II, ponto B da directiva 2006-42-EC.

Foram atingidos todos os objectivos iniciais de funcionamento, controlo, monitorização, registo, sincronismo dos movimentos principais e facilidade de utilização e manutenção do equipamento.

Está em curso a implementação de um serviço de assistência remota (Teleservice) ao sistema de comando da prensa, que permitirá um diagnóstico de avarias e alterações do sistema, à distância.
 

Redes Sociais

faça parte da nossa comunidade
F t y g

Subscreva a newsletter

veja os envios anteriores  »